• A empresa

  • Contato

  • eSocial
  • Área do cliente
  • Nossos serviços

Desde 01/01/2001.

23



QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA!

Publicado em 05/01/2023

A campanha Janeiro Branco foi idealizada em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, para o primeiro mês do ano a fim de aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento atrelado à simbologia de recomeço. Assim, o principal objetivo da campanha é discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções.

 

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

 

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

 

No universo corporativo, questões emocionais afetam diretamente a produtividade dos trabalhadores e são causas recorrentes de afastamentos. Além disso, doenças ligadas à mente têm se configurado na lista das que levam ao requerimento de auxílio doenças ou à aposentadoria por invalidez, nos casos mais extremos.

 

A maioria das desordens mentais estão ligadas à carda da depressão, estresse e ansiedade. E isso, em caráter global, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, “Os números de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões.”. O problema são as implicações da doença, porque há relação direta da depressão com o desenvolvimento de diversas enfermidades crônicas.

 

Conforme a Cartilha da OMS, sobre depressão e outras desordens mentais comuns, há intrínseca associação entre essa doença e o desenvolvimento de problemas psíquicos mais graves.

 

Uma das preocupações é a influência das crises depressivas sobre a ideações suicidas ou atos concretizados. O suicídio é a segunda principal causa global de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos, conforme apontam os dados da OMS.

Em 2022 quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo vivem com algum transtorno mental. A situação se agravou com a pandemia da COVID-19 e sistematicamente por tabus como preconceitos e o desconhecimento sobre o amplo conceito de saúde mental.

 

No Brasil, o panorama da saúde mental é preocupante, uma vez que o suicídio entre jovens brasileiros é a quarta maior causa de morte. Além da depressão, o alcoolismo, isolamento social, perdas recentes, traumas de infância e dependência química também impactam a saúde mental e são razões para justificar a relevância do Janeiro Branco.

 

            O movimento do Janeiro Branco dedica-se a combater e a solucionar muitos sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, que podem ser prevenidos ou melhor conduzidos se as pessoas aprenderem estratégias simples para cuidar de sua saúde mental.

 

COMO PREVENIR PROBLEMAS COM A SAÚDE MENTAL?

 

A promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto à física.

 

O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente.

 

Sob essa ótica, observe algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental:

 

·         Afaste-se de situações que gerem emoções negativas;

·         Separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor;

·         Valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família e ao lado de amigos;

·         Pratique Atividade Física, tenha uma Dieta Saudável e cuida da Qualidade do Sono;

·         Não se isole, ao enfrentar um desafio ou problema;

·         Diversifique seus interesses;

 

Entre as medidas que os profissionais e os órgãos responsáveis aconselham, estão as relacionadas ao amparo do paciente, à família e aos amigos. Estar bem consigo mesmo e com qualquer outro indivíduo, entender os desafios da vida, saber lidar com todas as emoções e buscar ajuda quando necessário, por exemplo, são outras recomendações que ajudam a manter a qualidade de vida.

 

ONDE PROCURAR AJUDA?

 

Primeiramente, ao perceber que precisa de ajuda ou identificar que alguém que você ama precisa, procure um profissional de psicologia, ao menos para uma avaliação. Então, fale com o seu médico, profissionais de saúde básica, familiares ou amigos. Enfim, não deixe de procurar a ajuda necessária!

 

QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA!

 

Aproveite o clima da campanha Janeiro Branco, curta toda a sensação de renascimento que o mês de janeiro, com sua perspectiva de mudança e faça algo imprescindível à sua saúde mental...

 

Reveja, de tempos em tempos, suas atitudes.

 

Recupere suas energias, feche ciclos e inicie uma nova fase!

 

Aproveite o que este Ano Novo pode oferecer de melhor à sua vida!

 


Compartilhe:

 




Visitas: 863

Fonte: Apoio Mediicna


Entre em contato


Atendimento