• A empresa

  • Contato

  • eSocial
  • Área do cliente
  • Nossos serviços

Desde 01/01/2001.

23



Atividades de trabalho que exigem acesso por corda devem seguir regras específicas

Publicado em 24/09/2018

Atividades de trabalho que exigem acesso por corda devem seguir regras específicas

A atividade de acesso por corda no Brasil está bem estruturada e hoje podemos afirmar que as legislações, assim como as normas técnicas, são completas e detalhadas possibilitando segurança para aqueles que seguem os requisitos descritos. Internacionalmente existe apenas uma norma sobre o assunto, a ISO 22846 que aborda sobre o sistema de acesso por corda. Esta norma possui duas partes: Princípios fundamentais para um sistema de trabalho e Código de prática.

Por ter um caráter internacional traz requisitos gerais e cita que a aplicação da norma deve estar em harmonia e respeitar as normas e regulamentos de cada país. No Brasil, temos uma norma que trata da certificação de profissionais, a ABNT NBR 15.475. Essa norma apresenta os requisitos de certificação de pessoas que atuam no acesso por corda e detalha todo o processo, desde os requisitos de aptidão física até o detalhamento dos exames de qualificação teóricos e práticos. 

Temos também a norma ABNT NBR 15.595 que descreve o procedimento para aplicação do método, referindo-se ao acesso por corda. Ela estabelece as regras e traz orientações aos profissionais e empresas que utilizam esta prática a fim de garantir que a atividade aconteça com eficiência e segurança.

Confira o artigo completo na edição de setembro da Revista Proteção.

Fonte:
Data: 11/09/2018 / Fonte: Marcelo Neris de Santana e Elton Renan Fagundes 


Compartilhe:

 




Visitas: 3049

Fonte: Marcelo Neris de Santana e Elton Renan Fagundes Revista Proteção


Entre em contato


Atendimento